sábado, 4 de junho de 2011

Pirataria - Uma Visão Esotérica

Sempre que sai algum filme nos cinemas, isso cria "modismos", documentários na tevê paga, símbolos nas roupas dos jovens, que sempre querem ficar antenados, para serem respeitados na sua "tribo". O modismo atual é a Pirataria. Com o filme Piratas do Caribe, e seus diversos capítulos, essa moda é o que há de mais hipnótico no momento...

Piratas, bucaneiros e corsários foram bandidos dos mares, especialmente assolavam a costa da América Central, do Caribe e parte da América do Sul. Roubavam, estupravam e saqueavam navios ingleses, franceses, portugueses e principalmente espahóis.

Com a visão gnóstica sobre esse momento histórico, vislumbramos símbolos muito interessantes em relação ao trabalho interno.

A cruel pirataria foi divulgada por toda a América e a Europa de forma "romântica" graças a autores que escreviam sobre as aventuras, os romances, o desbravamento e todos as pitadas que fazem com que os livros se tornem best seller. Mas o interessante é que aproveitando esse romantismo literário, alguns iniciados inseriram símbolos esotéricos nessas histórias. Vejamos alguns detalhes desses símbolos:

- Os piratas, em seu conjunto, formam os inúmeros eus psicológicos que temos em nosso interior, pois são ladrões de "tesouros"
- Os piratas chefes, como Barbarossa, Henry Morgan e outros são os Egos Cabeças de Legião (Luxúria, Ira, Orgulho, Inveja, Cobiça, Preguiça e Gula)
- O famoso papagaio que fica no ombro do pirata é a Essência engarrafada, presa no Ego
- O tesouro que os piratas escondiam em diversas ilhas caribenhas são as virtudes aprisionadas pelo Ego
- Os piratas são bandoleiros dos 7 Mares (os 7 mares das energias criadoras, os 7 níveis da Mente)
- A bandeira clássica dos piratas - os dois fêmures cruzados encimados pela caveira - representam os dois principais fatores de revolução da Consciência (a caveira é a morte do Ego e os dois ossos cruzados são o trabalho alquímico entre homem e mulher; importante lembrar também que os fêmures são grandes acumuladores de energia sexual criadora: sugiro que leiam o ensinamento do VM Samael Aun Weor acerca do signo de Sagitário)... Etc.

Enfim, esses são os ensinamentos esotéricos que determinados escritores Iniciados nos legaram, aproveitando a "moda" da pirataria, abundante nos séculos 16 a 18.


Um comentário:

  1. Olá amigo..
    Fiz um blog que fala um pouco sobre ego, essas coisas, tem muito a ver com o que diz os gnósticos...
    Gostaria muito que desse uma olhada, é um blog novo, tem poucas postagens, mas tô atualizando aos poucos... segue o link: http://istonaoeumafesta.blogspot.com/
    Se puder ajudar a anunciar, fico grato.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir